top of page

5 dicas para prevenir o câncer de bexiga


O câncer de bexiga é um dos tipos de tumores mais tratados pelos urologistas. Nos homens ocupa a quarta posição nos atendimentos mais tratados pelos urologistas, e o oitavo mais tratado em mulheres.

No entanto, com algumas atitudes é possível prevenir seu surgimento. Listamos algumas dicas importantes para prevenir o câncer de bexiga. Confira e conte com a Uromedical para fazer um acompanhamento completo da sua saúde urológica!

1: Pare de fumar

Uma das principais causas do câncer de bexiga é o tabagismo – que aumenta em quase 50% as chances de se desenvolver a doença. Isso porque as substâncias ingeridas com o fumo podem aumentar o desgaste do revestimento interno do órgão.

2: Utilize proteção ao manusear produtos químicos

Muitos produtos utilizados no dia a dia, principalmente no trabalho, podem aumentar as chances de desenvolver câncer na bexiga, como produtos de limpeza, corantes capilares, entre outros.

A recomendação dos especialistas é fazer a utilização adequada para o manuseio seguro. Utilize luvas, máscaras e todo o material de EPI sugerido pelo próprio fabricante.

3: Beba bastante líquido

Essa dica é importante não apenas para evitar o câncer de bexiga, mas também para ter uma vida mais saudável. O líquido ingerido vai evitar a formação de pedras na bexiga, além de diluir as substâncias tóxicas absorvidas pelo corpo.

4: Alimentação balanceada

Comer bem para viver bem – esse é o objetivo. Quando você tem uma alimentação balanceada, com frutas e vegetais, também é possível diminuir os riscos de desenvolver câncer de bexiga. Esse método de prevenção só trará benefícios à sua vida.

5: Faça atividades físicas regularmente

Manter o corpo em movimento é fundamental para prevenir uma série de doenças – dentre elas o câncer de bexiga. Ao movimentar o corpo, você estará contribuindo com seu organismo para a eliminação de toxinas nocivas.


Além de atitudes mais saudáveis, o acompanhamento médico também é fundamental. Para pessoas acima dos 40 anos, é importante ir a consultas regulares com o urologista, a fim de detectar sintomas que podem não se manifestar por estímulos externos perceptíveis.

Quanto aos sintomas, também é fundamental ficar atento para buscar ajuda o quanto antes. Se perceber a presença de sangue na urina, incontinência urinária ou dores na hora de urinar, esses podem ser sinais de alerta.

É importante se consultar com um urologista, para que sejam realizados exames clínicos e laboratoriais para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado para cada caso.

Quando detectado em seu estágio inicial, as chances de cura são ainda maiores. Por isso, o acompanhamento do urologista se faz tão importante.

bottom of page